3 dicas para você detonar nas provas discursivas


3 dicas para você detonar nas provas discursivas. Confira!

Nós já mostramos aqui no Blog algumas dicas para você detonar nas provas objetivas dos vestibulares. No entanto, para muitos, o terror mesmo são as provas discursivas. Mas fique calmo que vamos te ajudar: separamos 3 dicas para você detonar nas provas discursivas!

1) O mais fácil primeiro

Da mesma forma que nas objetivas, nas provas discursivas você deve começar primeiro por aquilo que tem mais facilidade. Deixe as questões mais difíceis para o final. Se você empaca de cara com uma questão difícil acaba perdendo o ritmo e o ânimo para continuar.

2) Atenção ao enunciado e objetividade!

Você precisa responder exatamente o que está sendo pedido. Para isso, fique atento ao que o enunciado pede de fato. Sublinhe, risque, compare, justifique, explique, etc. Lembre-se de não gastar tempo explicando algo que era apenas para citar e responder mais do que foi perguntando (o famoso “encher linguiça”). Por mais que você esteja certo, isto pode induzir a um erro desnecessário e você não receberá mais nota fazendo isso. Além disso, muitos alunos escrevem um o famoso “textão” e acabam por nem responder o que foi pedido. Cuidado!

3) Texto impecável

Tem gente que consegue elaborar muito bem uma questão mentalmente. Contudo, na hora de passar para o papel acaba se perdendo. Nas provas discursivas, a qualidade das respostas vale muito mais do que seu tamanho. Portanto, elabore bem seu texto. Quer facilitar esta elaboração? Faça um rascunho, esquematizando suas ideias e identificando aquilo que precisa aparecer na resposta.

E é claro, pra conseguir colocar todas estas dicas em prática você deve fazer muitos exercícios!

Fonte: http://www.biologiatotal.com.br/