5 dicas para aliviar o estresse antes do Enem


5 dicas para aliviar o estresse antes do Enem.

Apesar de não ser uma competição direta, ou seja, não existe uma obrigatoriedade de “derrubar” outros candidatos, a nota do Enem é cada vez mais importante para conseguir bolsas de estudo e financiamentos e para entrar na universidade, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ajudar a complementar a nota do vestibular, ou mesmo para entrar diretamente na faculdade. Nesses casos, quanto melhor o resultado do Enem, maiores as chances de conseguir uma vaga.
Com toda essa pressão, a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade parece que só aumenta. Mas não precisa (e nem deve!) ser assim.
Com  um tempo médio de 3 minutos para resolver cada uma das 180 questões do exame, mais uma hora para fazer e passar a limpo a redação, tão importante quanto conhecer os conteúdos que caem na prova e estar familiarizado com o tipo de questão exigida no Enem, é deixar a ansiedade de lado, manter o foco e a calma.
Preparamos cinco dicas infalíveis para você desestressar antes do Enem. Elas têm efeito imediato, que você pode sentir já na primeira vez que testar, mas vale a pena praticar um pouco antes, pois com o tempo os efeitos são cada vez melhores. Comece desde já a aplicar essas técnicas de relaxamento para fazer sua prova com tranquilidade!

1. Respire

Sabe aquela hora em que o coração dispara? Respirar ajuda a normalizar os batimentos e baixa a pressão sanguínea, relaxando o corpo e a mente. A ideia aqui é não apenas respirar profundamente, mas dar uma atenção especial para essa atividade vital que fazemos sem pensar e na hora do estresse fica mais superficial. Sente-se com os pés apoiados no chão e a coluna reta, coloque uma das mãos na barriga e concentre-se somente na sua respiração. Inspire e expire profundamente, devagar, sentindo os pulmões se encherem e depois se esvaziarem de ar. Programe o celular ou um despertador para respirar assim por cinco minutos.Você pode fazer isso imediatamente antes da prova também.

2. Esteja presente

Já percebeu que quando estamos ansiosos ou estressados a nossa mente viaja para outro lugar, e geralmente esse lugar é cheio de pensamentos de medo, angústia, sofrimento? Experimente focar todas as suas energias no momento presente, por 5 minutos. Ative seus sentidos, sinta o lugar, a temperatura, os cheiros, o vento, os sons. Olhe ao redor, perceba cada detalhe do ambiente e procure pensar somente nas informações que os seus cinco sentidos estão mandando para você nessa hora. Você pode praticar isso em qualquer lugar, a qualquer hora.

3. Relaxando dos pés à cabeça

Essa é uma técnica de relaxamento muscular que também pode ser feita a qualquer momento, mas é ideal antes de dormir. A ideia é contrair e relaxar todos os músculos do corpo, do dedão do pé até a cabeça. Comece contraindo os dedos do pé por cinco segundos, depois relaxe-os por 30 segundos. Suba para o pé, depois para a batata da perna e assim sucessivamente, até chegar nos músculos do rosto.

4. Use a técnica da visualização

Escolha um lugar do qual você goste muito e onde se sinta seguro e em paz. Pode ser uma praia, cachoeira, parque, montanha, vale até o quintal de casa, desde que você goste e se sinta bem naquele lugar. Feche os olhos e tente lembrar como é esse local, recriando cada uma das sensações. Como é a paisagem? Como está o tempo, calor, fresquinho, chovendo? Tem barulho de água, pássaros, natureza? Quais as cores, sons, cheiros, sensações que deixam você zen nesse lugar? Quanto mais detalhes você conseguir “visualizar”, maior será a sensação de relaxamento.

5. Aprenda a meditar

Não estamos falando daquela meditação em que é preciso esvaziar completamente os pensamentos, ficar sentado em posição de buda e alcançar outros níveis de consciência. O tipo de exercício que propomos aqui é muito mais fácil, trata-se da técnica da meditação instantânea, uma técnica que que não exige nenhuma habilidade, treinamento ou crença especial e pode ser aplicada em qualquer lugar, a qualquer hora. E o mais legal dessa técnica, chamada One Moment Meditation, ou Meditação em um Instante, em português, é que você pode leva apenas um minuto para meditar da primeira vez e pode ir reduzindo o tempo aos poucos, até conseguir chegar ao estado de tranquilidade e relaxamento em apenas um piscar de olhos.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/