5 truques para estudar para vários concursos ao mesmo tempo


5 truques para estudar para vários concursos ao mesmo tempo. Na rotina puxada de um concurseiro, cinco táticas para ganhar tempo e eficiência no estudo são sempre bem-vindas.

Ainda mais se ele está se preparando para mais de um exame simultaneamente.

A maior vantagem de se estudar para concursos de uma mesma área, ao mesmo tempo, é que fica mais fácil administrar o tempo de estudo devido às matérias em comum, dizem os especialistas. Mesmo assim, é importante seguir algumas regrinhas para que o candidato não se enrole e meta os pés pelas mãos. Confira abaixo os conselhos dos professores especializados em concursos públicos:

— Caso se decida por estudar para vários concursos ao mesmo tempo, escolha seleções de uma mesma área. Isso contribui muito para a preparação do candidato, pois reflete diretamente no volume de disciplinas que serão estudadas

Adquira habilidades permanentes, como leitura dinâmica, memorização e novas tecnologias de aprendizado. Isso ajuda a reter melhor o conteúdo estudado.

— Administre o tempo de estudo com a seguinte estratégia: faça um inventário do tempo disponível para o estudo; divida o tempo disponível para o estudo em períodos de 50 minutos; com descanso de 10; e distribua os períodos de 50 minutos de estudo pelas matérias do programa, com no mínimo duas e, no máximo, três períodos por matéria, por dia.

— No corre-corre dos estudos, o candidato deve dedicar algum tempo de sua vida ao “ócio”. Separe um tempo para a família, o lazer e, principalmente, para descansar.

— Nem mesmo as máquinas, sem alguma parada estratégica, trabalham sem dar sinais de fadiga. O equilíbrio das atitudes é o melhor conselho para quem está nesse frenesi de fim de ano. Mas também sem exageros! Se o cérebro desacelerar demais, vai ser difícil retomar o ritmo de preparação.

Se você tem pouco tempo para estudar, é melhor preferir os concursos que exigem menos matérias, de acordo com ele. Outro filtro importante é o da compatibilidade com o seu perfil.  Já fechou uma relação de oportunidades em que vale a pena se inscrever? Então veja algumas recomendações de especialista para administrar sua preparação:

5 Truques: Entenda a similaridade das provas

Mais de 80% das matérias são semelhantes em quase todos os concursos de uma mesma área (que pode ser fiscal, jurídica, administrativa, policial, ou até mesmo vestibular).

5 Truques: Aproveite o dia ao máximo

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser uma tarefa árdua. Por isso, pequenos ajustes na sua rotina podem fazer grandes diferenças.

5 Truques: Estude pela internet

Além de um curso presencial oferecido pelo Curso Genius, ferramentas online podem trazer economia de tempo. Isso vale principalmente para quem mora em grandes cidades e desperdiça uma parte considerável do dia no trânsito. Alguns aplicativos voltados para concurseiros podem ajudar neste sentido.

5 Truques: Repense sua estratégia de estudo

É importante fazer um quadro de horários e manter a disciplina. Um dos cuidados é pesar os prós e contras de contar com companheiros de estudo.

5 Truques: Considere prestar um concurso “trampolim”

Para conseguir administrar o estudo simultâneo para múltiplos exames, uma ideia é apostar numa etapa temporária.

 

 

Fonte: Exame.abril.com.br  e oglobo.globo.com | Foto: Divulgação.