Dicas para estudar no feriado


Quem aí não gosta de feriado, hein?! Se for prolongado melhor ainda! Pois bem, se você quer aproveitar essa folga toda e otimizar os seus estudos, anote aí 10 dicas importantes para colocá-las em prática!
 
1. Faça o seu planejamento de estudos. Anote com detalhes todo o cronograma com as matérias que deseja estudar. Quando materializamos nossas metas no papel fica mais fácil para realizá-las.
2. Dispense convites para sair. Feriado prolongado parece que é quando todas as formiguinhas cutucam todo mundo pra sair de casa e nesse feriado não será diferente, acredite! Você receberá muitos convites de amigos e parentes para bater perna por aí, mas se quiser mesmo colocar os seus estudos em dia nesses dias de folga terá que resistir as tentações e saber dizer não.
3. Há males que vem para o bem. Eu sei que você gostaria de passar esse tempo todo jogada no sofá, batendo perna por aí ou se refrescando numa piscina enquanto pega um bronze, mas pense que ficar estudando só te fará bem mesmo sendo um saco (eu sei) ficar estudando enquanto você vê as outras pessoas saindo.
4. Não se deixe levar pela opinião dos outros. Sim, isso é um complemento a dica número 3. Lembre-se: os outros são os outros e você é você, seja fiel as suas metas e mantenha-se firme.

5. Combine um grupo de estudos com as amigas. Quem disse que é pra ficar sozinha o tempo todo? Reserve um dia e chame as suas amigas da sala para estudar com você, além de te fazerem bem ter companhias que estão no mesmo barco que você, estudando e te incentivando, será muito bom poder convencê-las a reservar algumas horas para estudar também.

6. Pesquise. Aproveite o tempo e faça uma pesquisa mais aprofundada sobre os temas que você tem mais dúvidas, assim você não deixa para depois e deixa de fazer porque está “sem tempo”. Não sofra de “desculpite”, aproveite o momento do agora e faça acontecer.

7. Faça lanches rápidos e saudáveis. Comidinhas para beliscar durante os estudos são uma maravilha né? Mas pense em atacar coisas gostosas e saudáveis, sanduíches naturais, gelatinas e frutas são sempre bem vindas.

8. Faça exercícios. Isso vale tanto para o corpo quanto para a mente. Reserve umas horinhas para fazer uma caminhada leve, isso alivia o estresse dos estudos, mas reserve também algumas horinhas para fazer exercícios para a mente. Sim, você estudou todo o conteúdo, fez tudo certinho, agora é hora de colocar em prática o que aprendeu! Resolva exercícios das matérias estudadas. Pode parecer besteira, mas faz uma enorme diferença dando aquele “up” na fixação dos conteúdos.

9. Cumpra os horários. Para ter um bom desempenho é fundamental que você seja honesta consigo mesma. Isso significa que não vale burlar o seu cronograma de estudos, viu?! Anote em uma folha de papel exatamente o horário que começou a estudar e se fizer pausas, seja para o lanche ou para ir ao banheiro, anote tudo e desconte essas pausas para ter o horário real de quanto você realmente estudou.

10. Tudo tem limite. Faça pequenas pausas de 30 minutos a cada 2 horas de estudo. Estudar mais de 2 horas seguidas é se desgastar mentalmente e o rendimento não será o mesmo. Depois permita-se relaxar no final do dia vendo um filme ou aquela sua série preferida, porque você também merece um momento relax no feriado, mas com a consciência limpa e sensação de dever cumprido por ter aproveitado melhor o seu tempo estudando.