Educação no colégio não depende só do professor


Educação no colégio não depende só do professor. Fique atento!

Colocar o filho na escola é um desafio para a maioria das mães. As preocupações são imensas, mas o passo é importante no desenvolvimento da criança. Por isso, é preciso saber que o trabalho de educação no colégio não depende apenas dos professores e deve ser acompanhado de perto para que seja eficaz.

“Algumas mães acreditam que podem deixar a responsabilidade com a escola. Mas é justamente quando a criança começa a frequentar as aulas que a preocupação familiar deve aumentar”, alerta a pedagoga Tizuko Morchida Kishimoto.

Mudanças de comportamento podem ser notadas claramente. Perceber as reações dos pequenos pode ser essencial para que eles se sintam mais seguros para enfrentar essa nova fase. “Um mundo novo se abre para eles a partir do momento em que passam a frequentar o ambiente escolar. As relações sociais são muito maiores e eles agregam novos valores, padrões de conduta e aprendem muito mais”, diz a especialista em educação infantil.

Para que o processo de aprendizagem seja aproveitado da melhor maneira possível, a dica é manter estreita a relação com a escola. É essencial saber tudo o que se passa com a criança durante os estudos e também que os profissionais do local entendam a vida familiar dos alunos.

“Dessa maneira, com uma relação diária entre as duas partes, a educação será completa. Os limites precisam ser os mesmos. Se existe algo que não se pode fazer na escola, não se deve permitir que a criança faça em casa, e vice-versa.”

Por isso, independentemente da idade, é preciso ter atenção. “Não existe uma idade certa para o início dos estudos. Tudo depende da necessidade de cada família. Mesmo que o pequeno ainda não fale, ele sabe se comunicar desde o nascimento, seja por gestos ou expressões. Basta ficar atenta a todas as reações, dando apoio para a criança evoluir”, finaliza.

 

Fonte: www.vix.com