Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer nas vésperas do Enem


Depois de um longo ano de preparação, faltam só dois dias para que mais de 7 milhões de candidatos lotem 15 mil salas de aula espalhadas pelo país para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conversamos com um especialista em preparação para o vestibular e listamos dicas para que você se dê bem nas provas.

Renato Pellizzari, coordenador de vestibular do Colégio Qi, diz não haver mais tempo para aprender novos conteúdos. Para ele, é hora de desacelerar. Os participantes do Enem devem procurar entender a prova, refazendo questões anteriores. “Recomendo pegar uma área do conhecimento de que gostem mais resolvê-la. O ideal é fazer uma questão a cada três minutos, usando um cronômetro”.

Depois de se familiarizarem com o modelo de prova, os candidatos precisam relaxar. Pellizzari sugere atividades leves, como ir ao cinema com os amigos ou passar o tempo com a família, em casa. “O descanso precisa se aliar à diversão, mantendo o aluno motivado”, afirma.

Dormir cedo e comer bem são fatores que também contribuem para estar bem disposto durante o fim de semana. O coordenador explica que o sono, aliado a uma alimentação saudável, dá subsídios para que o corpo e a mente aguentem o esforço.

“O desgaste é imenso. É bom que os alunos respeitem os horários das refeições e tenham uma dieta saudável. No entanto, não é hora de radicalizar. Uma mudança abrupta na dieta pode prejudicar o desempenho do aluno, assim como dormir pouco”, esclarece Pellizzari.

Na véspera do exame, é bom usar as horas livres para simular o caminho até o local de prova – que  consta no cartão de confirmação de inscrição. “Recomendo pegar um ônibus e ver quanto tempo leva até o local de prova. É inadmissível que alguém que se preparou tanto perca essa prova por falta de planejamento”, completa.

O que fazer nos dias que antecedem o Enem

– Faça questões anteriores, cronometrando o seu tempo;
– Descanse a mente junto aos amigos e à família. Durma cedo;
– Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições;
– Simule o trajeto até o local de prova.

Fonte: http://educacao.globo.com/