Como aproveitar os conceitos matemáticos no dia a dia?

Estudar a história da matemática
A matemática é com certeza uma das ciências mais antigas do mundo. Poderíamos até afirmar que os primeiros sinais da escrita são matemáticos: o cálculo das trocas, medir seu terreno, construir, se deslocar na água ou na terra…
Conhecer a origem e a evolução da matemática traz para as crianças uma contextualização da disciplina, tornando-a mais real e viva. Além disso, conhecer a história desenvolve habilidades como localização temporal e espacial, potencializando ainda mais a aprendizagem de elementos abstratos.
A matemática e as artes
Estudar as obras de pintores como Vasarely, Mondrian, Escher, Kandinsky ou até mesmo Picasso e Tarsila do Amaral pode render muitas aulas de matemática. Que tal em geometria, por exemplo, ou com atividades manuais como o origami, que também evidencia as propriedades geométricas, como eixo de simetria, paralelismo, perpendicular…
A arte é uma maneira de expressar a beleza da matemática. E a relação entre as artes e a matemática também contribui para quebrar com o estigma de que essa é uma disciplina rígida e fria. Pelo contrário: ela pode muito bem ser fonte de inspiração e criatividade!
Os jogos: a nova tendência em matemática
Os jogos e os brinquedos oferecem uma gama extensa de atividades para os professores de matemática: além de originais, são também muito eficientes!
Conheça algumas vantagens de utilizar jogos em aula:
- Eles desenvolvem habilidades de pesquisa;
- Oferecem às crianças mecanismos de organização do pensar;
- Permitem a abordagem de novos conceitos com a simples manipulação de um quebra-cabeça, por exemplo;
- Estimula o raciocínio por meio de tentativa e erro. Ao jogar, a criança se permite errar, e é a partir desses erros que ela vai aprimorar suas estratégias. Na brincadeira, o erro tem um papel formador que nem sempre é possível em sala de aula, onde o erro ganha peso e nem sempre há tempo para se trabalhar sobre ele.
- Os jogos geralmente estimulam um raciocínio dedutivo e lógico: sudoku, master mind, magix 34 e todos os jogos de solução de problemas. Uma atividade com o sudoku pode ser desenvolvida desde a educação infantil, seja no desenvolvimento das habilidades de lógica, seja para estimular o raciocínio desde cedo nos pequenos.Depois da iniciativa da professora Alycia Zimmerman, o Lego é um dos jogos que estão em alta na educação, cada vez mais utilizado nas aula de matematica basica ou avançada.
Essas atividades que envolvem jogos e brincadeiras contribuem para que a criança supere algumas barreiras sozinha e aprenda a lidar com seus próprios erros. Além disso, o jogo tem um papel social muito importante: é preciso respeitar certas regras, respeitar os colegas, não trapacear… Pois bem, que tal esquecer os problemas e curtir a matemática?
A matemática no dia a dia
Para as crianças maiores, recursos como a estatística, artigos científicos, análise crítica de gráficos em jornais, tabela de futebol, e muitos outros elementos do cotidiano podem ser exemplos de aplicação prática da matemática na vida.
Já para os menores, a simples pergunta “Para que serve?” desenvolve o espírito crítico e reflexivo.
Enfim, na vida prática, a matemática é muito útil para:
- Fazer um orçamento
- Calcular taxas sobre produtos e serviços
- Reformar/construir
- Resolver qualquer problema que exija o entendimento das diversas variáveis
- Calcular porcentagens
- Avaliar duração e distância
- Identificar relação quantidade/preço
- Calcular o salário semanal, mensal e anual
- Calcular os diferentes impostos governamentais
- Dar subsídios para o consumo consciente
- Calcular taxas de juros na hora de uma compra
- Calcular as probabilidades em um sorteio
- Calcular as proporções (com regra de três, por exemplo)
- Saber negociar!
A matemática é uma disciplina definitivamente presente no nosso dia a dia – e também na tela do nosso smartphone
Fonte: www.superprof.com.br