Como encarar a Matemática nos concursos militares?

Vários concursos militares estão com inscrições abertas em todo o país.
Muitos jovens sonham em seguir a carreira militar e, para isso, estudam bastante para atingir um bom resultado nas famigeradas e temidas provas da área. Mas quando o assunto é dificuldade, uma disciplina se destaca entre os maiores índices reprovação e quantidade de zeros nas seleções militares: a MATEMÁTICA.
Equações, funções, geometria, cálculo, regras de três, fórmulas de Bhaskara… Não há quem consiga explicar porque estes e todos os outros termos matemáticos assustam e confundem tantos alunos.
Há quem diga que a matemática se distingue de outras disciplinas porque ela demanda atenção e concentração integral. E também por ser sequencial, ou seja, se um assunto não foi bem aprendido em determinado tempo, tal fato cria dificuldades para o aprendizado de assuntos posteriores. Na preparação para concursos militares, esta concepção de “sequencia” toma ainda mais forma, pois, geralmente, essas provas cobram um conteúdo programático muito extenso, como o que é passado no ensino médio e fundamental inteiros.
Foco nos estudos
Para o aluno que pretende estar preparado e ter agilidade na resolução das questões no momento da prova, o tempo de estudos deve se resumir em quatro letras: FOCO. “A preparação para um concurso militar na disciplina de matemática envolve basicamente resolução de (muitos) exercícios e debate de questões com professores e com outros candidatos”, é o principal conselho.
O conteúdo cobrado
A extensão do conteúdo previsto nos editais dos concursos militares é capaz de assustar muitos candidatos. As provas de matemática são, em sua maioria, objetivas e envolvem todo o conteúdo do ensino médio. Porém, Damasceno acredita que os assuntos normalmente concentram-se em áreas específicas: “A parte de álgebra, como funções, equações e combinatória, por exemplo, e geometria (plana e espacial) são sempre cobradas. Atualmente, outro um assunto que também tem aparecido muito nas provas é a lógica matemática”, é a principal indicação.