Como funciona o ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupa hoje um lugar central quando se fala de processos seletivos para entrar em universidades públicas e privadas.

É também com as notas do Enem que os estudantes de baixa renda conseguem participar de programas governamentais que concedem bolsas de estudo ou financiamento a juros baixos.

Se você já ouviu falar muito sobre o Enem mas ainda não sabe exatamente por que ele existe e como funciona, tire suas dúvidas agora mesmo. Aproveite para saber quais oportunidades podem se abrir para quem tira uma boa nota nas provas!

O que é o Enem

O Enem é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O exame é composto por 180 questões e uma redação.

Além disso, o Enem é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar.

Hoje o Enem é mais conhecido como uma das principais formas de acesso a universidades no País.

O que o Enem avalia

As provas do Enem abrangem os conteúdos estudados ao longo dos três anos do ensino médio. São quatro grandes áreas:

• Ciências Humanas e suas Tecnologias: matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: conteúdos de Química, Física e Biologia
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
 Matemática e suas Tecnologias: questões de Matemática

A lista das matérias para estudar é bem grande. Os conteúdos podem aparecer em mais de uma área de conhecimento –  as chamadas matérias transdisciplinares.

Como são as provas do Enem

Prepare-se para uma verdadeira maratona: são dois dias de prova em que você terá que resolver 180 questões objetivas e fazer uma redação.

No primeiro dia, a prova tem duração de quatro horas e meia. São 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e outras 45 sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No segundo dia, o tempo disponível é maior: cinco horas e meia. As questões objetivas são da área de Linguagens, incluindo a prova de Língua Estrangeira. Também é dia de resolver 45 questões de Matemática e de fazer a redação.

Para que serve a nota do Enem

Ter em mãos a nota do Enem é o primeiro passo para entrar na disputa por vagas no ensino superior e ter acesso a oportunidades que podem facilitar seus estudos. Confira alguns exemplos:

Com a nota do Enem, o estudante pode tentar vaga em universidades públicas de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do MEC. No Sisu, as instituições participantes disponibilizam suas vagas e informam qual a nota mínima para preenchê-las. São duas edições por ano. A primeira abre assim que as notas do Enem são divulgadas.

O Enem também é requisito para participar de dois programas do Governo Federal destinados a estudantes de baixa renda: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No ProUni, estudantes concorrem a bolsas em faculdades particulares. Já o FIES financia o curso com prazos flexíveis (o estudante só começa a pagar depois de se formar) e juros baixos.

 

Fonte: www.mundovestibular.com.br