Como se Acalmar Após uma Prova


Respire fundo! O estresse e a ansiedade colocam o corpo em modo de alerta, enchendo o organismo de adrenalina e acelerando a respiração. Combata a resposta do organismo respirando fundo.

  • Coloque uma mão no peito e a outra no abdome, logo abaixo da caixa torácica. Conforme inspira, sinta o abdome se expandir junto do peito.
  • Inspire lentamente pelo nariz enquanto conta até quatro.
  • Prenda a respiração por um a dois segundos. Em seguida, expire lentamente pela boca.
  • Repita o processo de seis a dez vezes por minuto por dez minutos.
Experimente o relaxamento muscular progressivo. A técnica é bastante útil no alívio da tensão e do estresse. Quando se está estressado, o corpo fica tenso e faz com que não perceba a ansiedade que o está
consumindo. O relaxamento consiste no tensionamento e na liberação dos músculos em grupos, da cabeça aos pés. Quando dominar a técnica, você conseguirá relaxar em pouco tempo.
  • Encontre um ambiente livre de distrações se possível. Solte roupas apertadas e respire fundo.
  • Comece flexionando os músculos do rosto. Inicie o processo na testa, elevando as sobrancelhas o máximo possível e mantendo a posição por cinco segundos. Relaxe. Junte as sobrancelhas com a maior força possível e mantenha a posição por cinco segundos. Aproveite o relaxamento por 15 segundos.
  • Siga para os lábios, apertando-os o máximo possível por cinco segundos antes de liberar a tensão. Em seguida, abra um sorriso largo por cinco segundos e relaxe. Aproveite a sensação do relaxamento por 15 segundos. Assim, você aprenderá a diferenciar realmente o estado relaxado do tenso.
  • Flexione todos os grupos musculares por cinco segundos, relaxe-os e aprecie a sensação por 15 segundos. Os grupos a serem trabalhados: pescoço, ombros, braços, peito, abdome, nádegas, coxas, pernas e pés.
  • Se não tem tempo para todos os grupos musculares, concentre-se no rosto, pois os músculos da face acumulam quantidades imensas de tensão.
Não repasse a avaliação extensivamente ao terminá-la. Algumas pessoas se reconfortam conversando com amigos sobre o que responderam, mas outras preferem não discutir a prova. Cada um tem uma técnica diferente, mas tome muito cuidado para não repassar a prova inteira, ou você ficará mais preocupado com o que respondeu desnecessariamente.
  • Repassar as respostas imediatamente após a prova também não é bom, pois o cérebro não raciocina bem sob estresse. Você provavelmente não terá uma visão clara ou racional sobre como se saiu após uma avaliação estressante. Pare, relaxe por um tempo e então repasse as respostas, se ainda quiser fazê-lo.

ratique algumas atividades físicas. Você dificilmente estará no clima de academia ou corrida após a prova, mas uma atividade moderada ajudará bastante a reduzir o estresse. Os exercícios produzem endorfinas, substâncias analgésicas naturais que elevam o humor. Se está estressado, pratique uma atividade aeróbica, como correr, nadar, pedalar ou mesmo caminhar.

  • Os exercícios aeróbicos de intensidade média reduzem o estresse e a tensão, melhoram o sono e elevam o humor. Mesmo se não é fã de atividades físicas, a prática regular o ajudará a sentir-se melhor.

 

Fonte: pt.wikihow.com