Concurso Polícia Militar do Paraná – Ingresso como Soldado

O ingresso na Polícia Militar do Paraná se dá nas carreiras de Soldado e Oficial, por meio de admissão nos respectivos Cursos de Formação. Estes, estão entre os concursos mais aguardados e concorridos do Estado. Por conta da estabilidade, possibilidade de progressão na carreira, bons ganhos e orgulho em pertencer à corporação, muitos se dedicam para passar nestes certames.

A avaliação para soldado da PMPR acontece por meio de provas de conhecimentos. As provas objetivas são compostas pelas disciplinas de língua portuguesa; matemática; história; geografia; informática; Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades.

Tendo resultados expressivos na primeira fase, o candidato é avaliado com exames de capacidade e sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental, para posteriormente ser aprovado para fazer parte do curso de formação.

Após ingressar como Soldado de 2ª Classe, o militar estadual é matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado será promovido a Soldado de 1ª Classe.

BR-277, 76 – Afonso Pena, São José dos Pinhais – PR, 83075-000

O ingresso no cargo de soldado policial e bombeiro militar se dá somente por meio de concurso público, após autorização governamental.
Por ocasião da inscrição no Concurso Público o candidato interessado deverá consultar o Edital do Concurso, o qual terá todas as informações quanto ao desenvolvimento do processo seletivo, calendário e exigências específicas. 
O Concurso é composto pelas seguintes etapas:
Exame de Escolaridade
Exame de Sanidade Física e Mental (exame médico e psicológico)
Exame de Suficiência Física
Pesquisa Social

Informações relevantes:

O último edital aberto, n° 1107/2012, destinou-se ao preenchimento de 4.445 vagas de Soldado (divididas em duas turmas de formação) para a Polícia Militar do Paraná. No mesmo edital foram disponibilizadas 819 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

Puderam participar candidatos de escolaridade nível médio e do sexo masculino e feminino (até 50% do total de vagas). Nas duas categorias houve reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros.

No momento da inscrição, os candidatos tiveram que optar por uma das Regiões Militares para ser lotado.

Perguntas frequentes:

Quais requisitos para ingressar como soldado?
Para o ingresso como soldado o candidato deverá preencher os requisitos básicos conforme inciso II do Art. 21 da Lei Estadual nº 1.943 de 23 de junho de 1954, que são:

a) ser brasileiro;
b) ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição;
c) ter concluído o ensino médio;
d) aprovação em concurso público;
e) possuir capacidade física;
f) possuir sanidade física;
g) possuir aprovação em exame de adequação psicológica para o desempenho das funções institucionais, de caráter eliminatório e em conformidade com o perfil profissiográfico exigido do candidato, realizado de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia;
h) ser considerado indicado nos testes toxicológicos;
i) possuir idoneidade moral;
j) estar quite com o serviço militar e obrigações eleitorais;
k) possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”, no mínimo.

Qual o valor do salário?
O cargo de Soldado de 2ª Classe da PMPR possui vencimento básico de R$ 1.895,72 (mil oitocentos e noventa e cinco reais e setenta e dois centavos), e a de Soldado de 1ª Classe é de R$ 4.180,07 (quatro mil cento e oitenta reais e sete centavos), de acordo com o estabelecido na Lei Estadual nº 17.169, datada de 24 de Maio de 2012, alterada pela Lei Estadual nº 18.493, datada de 24 de Junho de 2015.

Quais etapas do concurso?
O Concurso é composto pelas seguintes etapas:
a) Exame Intelectual;
b) Exame de Capacidade Física – ECAFI;
c) Exame de Sanidade Física – ESAFI;
d) Avaliação Psicológica;
e) Investigação Social.