Sem timidez! Dicas para apresentação oral

Sem timidez! Dicas para apresentação oral. Confira:

Francisco C. Oliveira Jr., especializado em sistema de gestão de pessoas, dá algumas dicas de como se preparar:

Faça um roteiro 

Faça um guia com o que você falará. Coloque a ordem do que deve ser dito em tópicos e inclua frases que queira citar, piadinhas para descontrair, tudo o que tiver a ver com o tema. Controle o tempo, seu trabalho não pode ser muito curto nem longo!

Perguntas

Elabore perguntas para chamar a atenção da turma caso ela disperse. Faça umas fáceis, para que ela consiga responder, e outras difíceis, para gerar explicações e debates.

Controle-se e concentre-se 

Respire lentamente durante a apresentação, isso ajuda a controlar os batimentos cardíacos e manter a calma. Não se apresse para falar nem fale sem pensar. Concentre-se, lembrando que está ali para informar, passar um conhecimento.

Olho no olho 

Mesmo que seja difícil, tente olhar nos olhos de todos os seus colegas enquanto fala. Isso intimida quem está ouvindo você, o que ajuda a segurar a atenção das pessoas. Se você não conseguir por timidez, foque seu olhar no fundo da sala, mas não se esqueça de mudar sempre o ponto focado.

Roube a atenção

Ande pela sala! Isso tem uma explicação científica: se você, que é a fonte que está emitindo som, se locomove, gera uma mudança na posição do áudio para as pessoas que sentadas. Elas tendem a ficar mais alertas, procurando quem está falando.

E se… me zoarem? 

Para começar, concentre-se no que está dizendo. Dependendo do tipo de piada que está sendo feito, você pode simplesmente rir e tirar proveito disso para descontrair e ficar mais calma. Mas, se a piada for de gozação e você se sentir incomodado com ela, dirija-se à pessoa que está tirando o sarro e faça uma de suas perguntas difíceis sobre a apresentação. Ela provavelmente não responderá, então explique, voltando a atenção de todos ao seu trabalho.

Na ponta da língua! 

O segredo para se sair bem em qualquer apresentação está na montagem da mesma, na preparação. Quanto mais familiarizada com o tema do trabalho você estiver, melhor se sairá, a sala prestará atenção e seu nervosismo diminuirá.

Dica de especialista

Sentir frio na barriga quando tem que falar em público é natural, mas é importante não encarar como pesadelo. Lembre-se de que todos na sala são iguais a você, portanto, irão bocejar, olhar no relógio, fazer algum comentário com o colega do lado… É normal.

 

Fonte: educarparacrescer.abril.com.br

Related Articles