Você sabe como seguir carreira na Aeronáutica?


Seguir carreira na Aeronáutica é o sonho de muitos brasileiros.

Para isso é preciso muito esforço, disciplina, respeito incondicional pela autoridade e, em contrapartida, oferece estabilidade, possibilidade concreta de ascensão e assistência médica e psicológica. Há várias formas de ingressar na Aeronáutica brasileira, e as principais são através de concurso público ou como continuidade após alistamento militar.

Basicamente, as carreiras na Aeronáutica organizam-se em três grupos: aviação, intendência (apoio logístico) e infantaria (combate direto). Os dois primeiros grupos aceitam jovens de ambos os sexos; já a infantaria é restrita aos homens.

Durante a carreira, o militar tem a oportunidade de realizar cursos, viajar em missões e continuar recebendo o salário integral durante a reserva (aposentadoria). E enquanto alunos, costumam receber ajuda de custo e direito à moradia – quando o curso se dá em sistema de internato.

A cada faixa etária ou nível de estudos, há um processo de como adentrar na Aeronáutica. Os jovens estudantes, com idade entre 14 e 17 anos, que possuem ensino fundamental completo, podem prestar o concurso para ingresso na EPCAr – Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Geralmente as vagas são muito disputadas e quem consegue entrar recebe treinamento militar. Porém, quando termina o ensino médio, o estudante é automaticamente admitido em uma Academia de Formação de Oficiais.

Já para candidatos com ensino médio completo, e que tenham entre 17 e 24 anos, há um leque maior de concursos, como exemplo: o EEAR – Escola de Especialistas, formação do pessoal que irá trabalhar com a infraestrutura da Força Aérea Brasileira (FAB); o Controle de Tráfego Aéreo (BCT), formação de sargentos que irão trabalhar nos aeroportos; o AFA (Academia da Força), carreira para a formação de oficiais da FAB; e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – formação em várias engenharias e oficialato.

Por fim, quem possui formação superior pode prestar o concurso da EAOT (Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários da Aeronáutica), que oferece oportunidades aos profissionais de diversas áreas de formação como médicos, dentistas e farmacêuticos.

 

Fonte: profissaocerta.com.br